Cancelar Preloader

As Palavras da Diretora Rita Simone

 As Palavras da Diretora Rita Simone

Autora: Rita Simone Pereira Ramos

Muitas são as vezes que abordamos e nos remetemos ao mundo da leitura e da escrita. Muitos são os encontros e entrelaçamentos de nossos saberes sobre como buscar o entendimento do que são os atos de ler e escrever. Nesta edição da Revista Carioca de Educação Pública, damos voz (mais uma vez) à fala irretocável de Paulo Freire, em sua obra prima A importância do Ato de Ler: “No esforço de re-tomar a infância distante, (…), buscando a compreensão do meu ato de ler o mundo particular em que me movia, permitam-me repetir, re-crio, re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra.”. (Cortez Editora, 23ª ed.).

Nossa intenção é ampliar e fortalecer a própria linguagem, como ela se “abre” em possibilidades distintas e inúmeros sentidos, como se entrelaça nas experiências e nas interações, como é refletida nas aprendizagens e percebida nos processos de co- e re-criação e de que forma podemos alavancar os atos de ler e escrever nas Escolas.

Para conversar conosco sobre propostas mobilizadoras de leitura e escrita, a entrevistada da Revista Carioca é a Profª Dra. Jonê Carla Baião, Professora de Língua Portuguesa, que compartilha suas experiências na Rede com textos autorais.

As professoras Cristiane Alves, Letícia Cruz e Maria Abreu Lima tratam, em seus artigos, desde a oralidade como desafio à norma culta, a transição e as possibilidades de um trabalho com leitura e escrita através de diferentes segmentos da educação básica, até a perspectiva das vivências culturais nordestinas com crianças da Educação Infantil. Elisabeth Martini, na coluna Em Tempo, nos faz viver com ela suas experiências de comunicação com turmas da Educação de Jovens e Adultos.

Ainda sob o efeito de buscar compreender o ato de ler o mundo – aquele que precede a leitura da palavra – a Revista Carioca apresenta relatos de experiências de três professoras da nossa Rede, na intenção de ampliar as questões aqui abordadas: a leitura e a escrita em salas de aula. E, para nosso prazer, contamos com textos autorais de um servidor e um aluno da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.

Que continuemos sempre a abordar ações e visões de leitura e escrita: elas nos apresentam como sujeito, nos falam sobre quem somos no mundo, marcam nosso lugar e nos transformam em verdadeiros cidadãos! E que a REVISTA CARIOCA possa estar sempre à frente de seu tempo, apresentando e trazendo à tona tantas potências da nossa cidade!

Rita Simone Pereira Ramos

Diretora da Escola de Formação Paulo Freire
Mestre em Estudos da Linguagem – PUC-Rio

plugins premium WordPress