Cancelar Preloader

A Revista Carioca de Educação Pública

A REVISTA CARIOCA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA é um periódico eletrônico, semestral, do Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira, da Escola de Formação Paulo Freire, em parceria com a MultiRio.

O objetivo da publicação é fomentar o exercício reflexivo acerca dos processos de ensino-aprendizagem e dos contextos nos quais esses ocorrem, oportunizando indagações, a busca de respostas sobre a prática e a tomada de consciência sobre o próprio processo de transformação docente.

Nessa perspectiva, a revista constitui espaço e veículo para publicação de artigos dos servidores da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro. Estimula-se, dessa forma, a escrita autoral e a sua divulgação e, ainda, representa um valioso subsídio à formação continuada dos professores nos diferentes espaços formativos.

 

ESCOLA DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou, através do Decreto 35.602 de 09/05/2012, a Escola de Formação de Professores Paulo Freire. Localizada no Centro do Rio de Janeiro, iniciou suas atividades em junho do mesmo ano. Tem o objetivo de valorizar e formar professores e equipes gestoras, oferecendo formação inicial e continuada nas diversas áreas do conhecimento, viabilizando, assim, a participação destes no espaço público da educação. Na Escola são oferecidos cursos de forma presencial, semipresencial e a distância.

A estrutura da Escola de Formação Paulo Freire é composta pelas Gerência de Formação de Educação Infantil, Gerência de Formação de Anos Iniciais e EJA I, Gerência de Formação de Anos Finais e EJA II e pelo Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira (CREP – AT).

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA – ANÍSIO TEIXEIRA

O Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro-Anísio Teixeira (CREP-AT) integra as Gerências da Escola Paulo Freire e é responsável por gerir e disponibilizar, ao público interno e externo, o acervo formado ao longo dos vários tipos de administração e momentos históricos, desde o Reinado de D. Pedro II até a atualidade. Esse acervo, digital e físico, constituído por narrativas em vídeos, textos, fotografias, documentos, mobiliário, publicações, entre outros, retrata parte da memória da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro e brasileira e espelha o patrimônio dessa Rede de Ensino.

plugins premium WordPress